So.cl – A Rede Social da Microsoft

A So.cl é nova rede social da Microsoft que busca entrar de vez no mundo das redes sociais para concorrer com gigantes, caso do G+ e Facebook. De certa maneira a empresa ambiciona resgatar a imagem de líder o setor de tecnologia, posição perdida por causa da supervalorização das vendas da Apple.

Mais do Mesmo

Não se pode ignorar o fato de que grande parte dos críticos apontam poucas diferenças entre as redes sociais tradicionais. Quando estava na fase Beta (testes) esta disponível apenas para alguns universitários. Na atualidade qualquer pessoa pode realizar o cadastro de maneira gratuita, assim como em grande parte das redes sociais que fazem sucesso na atualidade.

Sistema de Busca Alerta

De certa maneira o diferencial está o sistema de busca em alerta. Ou seja, os amigos virtuais podem observar quais foram às últimas pesquisas dentro da rede do contato ou até mesmo para terceiro, conforme a vontade dos usuários. A rede baseia a coletividade no sentido de saber quais são os principais assuntos pesquisados no ambiente interno. A notícia pode ser interessante às famílias que possuem filhos adolescentes e querem saber quais são as investigações feitas pelos descendentes. Também representa novidade no sentido dos publicitários saberem quais são os assuntos mais buscados, ou seja, as demandas de audiência da rede social.

Mais do Mesmo e Sistema de Busca Alerta

Mais do Mesmo e Sistema de Busca Alerta

So.cl: Rede Social da Microsoft

Uso dos serviços está disponível para usuários entre maiores de quatorze anos. So.cl é semelhante ao Google+ e toma emprestado conceitos do Facebook , Twitter e Pinterest. Ocupa papel de nicho mercadológico que se destina a aumentar. Para registrar se faz necessário registrar pelo Windows Live ID. O site traz integrado os recursos de pesquisa usando do Bing  Pesquisas são públicas por padrão e podem ser marcadas como particular, conforme os desejos dos usuários. Partes de vídeos do YouTube são compartilhadas e editados por membros da rede social Microsoft. So.cl foi lançado em dezembro de 2011, o primeiro disponível através de parceria com estudantes da Universidade de Washington e Universidade de Nova York . Embora ainda em fase experimental, o site abriu para todos os usuários com idade de dezoito anos, no dia 20 de maio de 2012. O anúncio foi feito por um post de laboratório da Microsoft Research FUSE, no site da corporação. O lançamento original chegou com interface redesenhada por completo.

 Nova Forma de Aprender

A pesquisa na web e as redes sociais estão mudando a maneira como os alunos colaboram. Para trazer esses elementos juntos os laboratórios da Microsoft Research FUSE lançam site criado para dar aos alunos a capacidade de rede com seus pares e construir as suas próprias páginas que coletam informações de dentro e fora da sala de aula, transformando a web e as redes sociais na nova escola. O projeto de pesquisa experimental está sendo disponibilizado para alunos de escolas de informação e design nas Universidades de Washington, Syracuse e New York. Com o tempo, mais escolas serão adicionadas na nova ferramenta da rede social Microsoft. Concebido para estudantes de mídias sociais no sentido de estender a experiência educacional e repensar como aprender e se comunicar. Eles podem construir mensagens com muitos elementos: Fotos, texto, vídeo e muito mais, e assim, compartilhar com os colegas e democratizar a informação. A rede social também pode encontrar alunos com interesses semelhantes e construir comunidades ao redor de objetivos educacionais específicos. Ela permite capacidade de criar a própria ferramenta social, personalizada à própria comunidade.

 Nova Forma de Aprender

Nova Forma de Aprender

Os pesquisadores procuram colaborar com o público estudantil com ciências, humanidades, ao invés do simples processo técnico, como acontece nas outras redes sociais convencionais, diz Lili Cheng, gerente geral dos Laboratórios FUSE Microsoft. “O que vimos no último ano ou dois é a inovação na forma de como as escolas estão ensinando e aprendendo com os alunos, criando novos programas para estudar e motivando a aprendizagem”, diz Cheng. “Estes não são apenas computador ciências par estudantes, mas também de design, negócios e humanidades. Estamos experimentando So.cl para usar nossas próprias ferramentas ao sócio com mais alunos e aprendizado com ampla base de conhecimentos”, diz Shelly Farnham, pesquisador do FUSE LABS que trabalha no So.cl. “Hoje, a mídia social representa parte ativa no processo de aprendizagem”, diz Farnham. “É uma história comum que ouvimos: Alguém vai primeiro ouvir sobre alguma coisa, porque seu amigo mencionou no Facebook ou que o viu mencionado no Twitter, e de lá, procurar na Wikipédia ou através de um motor de busca. Então, voltam a fazer pesquisas dentro do Twitter para encontrar o conteúdo de uma notícia e também fazer a comunicação aos amigos estão. Há essa sensação real de uma conversa acontecendo dentro de mídias sociais em torno do que eles estão aprendendo”.

So.cl possui a capacidade de conectar os estudantes com interesses em comum,  uma vez que os estudantes de hoje têm ocupações mais variadas do que no passado. Como observa Cheng, não foi há muito tempo que os alunos envolvidos no atletismo em grande parte pesquisaram apenas áreas estabelecidas com esportes, como futebol, basquete, beisebol. Com a So.cl, os alunos podem construir próprias comunidades e coleções em torno das tematizações ou qualquer outra coisa de que gozam. Isso, por sua vez, irá ajudar a aprender mais e com melhor qualidade. Os estudantes muitas vezes escolhem temas de estudo com base nas paixões de pessoas com as quais eles se conectam. Posteriormente, a meta de So.cl motiva aos estudantes a ampliação dos interesses. A interface possui olhar limpo, aberto e permite aos usuários seguir as pessoas, configurar feeds de busca, entre outras opções. Usuários do So.cl podem seguir pessoas específicas ou ver o fluxo de alimentação inteira. “Se você já usou uma rede social, então teve experiência confortável”, diz Cheng. “Esperamos que as pessoas continuem usando a rede social favorita e ferramentas de busca, e esperamos que, através da experimentação de como a pesquisa e as redes sociais podem ser combinadas”. Cheng diz que está ansiosa para ver como os alunos usam So.cl. Ela se lembra de ter  falado com estudantes do Programa de Telecomunicações Interativa da Universidade de Nova York, sobre as formas em que se envolvem com as mídias sociais como ferramenta de aprendizagem.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.