Franquias com E-commerce

Com o advento da internet e a rapidez cada vez mais intensa de trocas de informação, é muito raro uma grande rede que não tenha pelo menos uma loja virtual para atender seus clientes. No entanto, este tipo de comércio, acelerado pelos meios eletrônicos, principalmente pela internet, encontra uma barreira que não costuma existir no comércio físico: como criar franquias através de e-commerce?

Franquias com E-commerce

Franquias com E-commerce

Uma das maiores vantagens de compras por meios eletrônicos, sejam elas de bens físicos, ou então de bens que serão utilizados no próprio meio eletrônico, é a total e completa ausência de barreiras geográficas. No entanto, estas barreiras servem, de certa forma, para expandir também grandes redes – as chamadas franquias, que são representações da rede em lugares diferentes. Mas com o e-commerce isso se torna um pouco mais difícil – afinal como conceder franquias algo que não tem limite geográfico? Para resolver este problema, existe uma questão logística e administrativa que deve ser bem pensada antes de ser executada e analisada caso a caso, para que a empresa que está concedendo a franquia não perca dinheiro – e que também não o faça, aquele que se tornará o representante da franquia.

Franquias com E-commerce

Franquias com E-commerce

Para que as franquias em e-commerce funcionem, é preciso que se pense em centros ou regiões consumidoras, e que, então, cada parte da rede – cada franquia que for concedida – tenha certa área de atuação. Mais comumente, sites que oferecem franquias têm, já em sua página inicial, uma escolha de regiões de onde o cliente se encontra. Uma vez decidido, estas regiões vão sendo cada vez mais específicas, até que o cliente acabe por cair em uma página específica da sua região, a franquia responsável pela sua área, que, apesar de ser apenas uma franquia da grande rede, oferece ainda os mesmos produtos e serviços que todos os demais, na medida do possível.

Franquias com E-commerce

Franquias com E-commerce

Uma das vantagens da franquia do e-commerce é, também, baseada naquilo que é seu maior problema: os limites geográficos. Embora seja difícil a administração de cada região, também é possível abrir franquias virtuais de lojas e produtos internacionais em todos os países do mundo, sem a necessidade de uma loja física – que é muito mais custosa, e, por vezes, não tem um lucro que faça valer a pena a sua abertura. Uma franquia virtual regionalizada também serve para prever de maneira acurada a quantidade de clientes que uma determinada região tem, nesta ou naquela rede, fornecendo uma boa ideia do quanto uma loja física teria de lucro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.