Curiosidades Sobre o Notebook

Quem há 20 anos imaginaria que aquelas grandes e barulhentas máquinas, que utilizavam um monitor gigante, e que sempre precisavam de um empurrãozinho para ligar estariam hoje tão mais leves e compactas. Cada vez mais com a inovação da tecnologia é possível perceber avanço positivos em relação ao uso de computadores portáteis. O uso de computadores já foi restrito ao ambiente de trabalho, com algumas limitações, como a sua funcionalidade e portabilidade. Hoje podemos observar computadores que são compactos, que podem ser levados para qualquer lugar do mundo e desenvolvidos especialmente para necessidades específicas; como notebooks potentes que são desenvolvidos com intuito especial de suportar e rodar com perfeição jogos considerados mais pesados, e que teriam dificuldade de reprodução em aparelhos com configurações mais simples; aparelhos mais cotidianos para um uso mais básico, não exigindo um processador muito potente, aparelhos assim são indicados para estudos, acesso a e-mails, redes sociais, execução de jogos simples e a reprodução  de vídeos em plataformas digitais.

Hoje os Smartphones são uns dos aparelhos mais utilizados em todo o mundo, porém para algumas pessoas que não abrem mão de ter um bom computador tradicional e funcional o notebook pode ser a melhor escolha. Os notebooks atuais conseguem realizar atividades como qualquer outro desktop, disponível no mercado, e até pode-se dizer que alguns dispositivos se destacam ao serem comparados a computadores de mesa, seja pelo seu fator de locomobilidade comparado a outros dispositivos que só podem ser manipulados no mesmo local, e que as vezes para a sua locomoção o trabalho é árduo ou pelo design.

Você Sabe O Porquê Das Teclas Dos Notebooks Não Estarem Em Ordem Alfabética?

Bom, o posicionamento delas não é nada aleatório e tem sim um bom e justificável motivo especial para que seja desse jeito. Quando os primeiros protótipos das máquinas de digitalização foram produzidos em meados do século passado, as teclas das mesmas já tinham essa posição, com o intuito principal e básico de facilitar e agilizar a digitalização. Essa posição das teclas tem sim um nome; “QWERT” e foi aplicada e criada por Christopher Sholes, um tipografo que se aposentou em 1967, justamente com seu parceiro comercial. Eles acreditavam que a determinada posição das teclas dessa forma iria ajudar no momento a formação das palavras. O nome “QWERT” foi assim denominado pelas 5 primeiras letras que compunham o teclado. A grande maioria dos computadores e notebooks até hoje utilizam esse mesmo seguimento das teclas, cerca de noventa e nove por cento dos notebooks e computadores fazem uso dessa disposição do teclado. Um outro modelo de configuração das posições do teclado é conhecido por AZERTY, mas são poucos os notebooks que assim são.

Alguns Notebooks Tem A Câmera Da Webcam Acoplada Dentro Das Teclas

Pois bem, recomente foram lançados notebooks que aparentemente não vem acompanhado da famosa câmera que usualmente encontra-se acima da tela frontal do aparelho. O interessante nesses aparelhos é que a mesma vem de uma forma muito sutil, dentro de uma tecla do teclado do notebook e quando o usuário resolve utiliza-la, e apenas basta apertar a tecla que ela surgirá de dentro do seu aparelho.

Os Notebooks Estão Cada Vez Mais Compactos

Não sabemos se os celulares de hoje em dia que são demasiadamente grandes, ou se a tecnologia anda contribuindo para a compactação dos novos notebooks que estão sendo lançados no mercado. Existem aparelhos que são tão pequenos e que realizam a mesma função de um notebook com suas comuns dezesseis polegadas disponíveis no mercado. E até mesmo outros aparelhos que quando acoplados a Smartphones se transformam em um notebook, utilizando tela do celular para servir de monitor.

Notebooks Que Tem Mais De Uma Função

Se você prefere as vezes utilizar um tablet, para jogos, ou somente para degustar vídeos nas plataformas digitais também é possível encontrar dispositivos que são notebooks, mas também se transformam em tablets, ao virar a tela do aparelho em cento e oitenta graus, de forma a utilizar somente a tela do notebook. Notebooks que tem essa possibilidade de função, geralmente são muito leves e compactos, colaborando de forma extremamente positiva para seus usuários.

Você Sabe Como Foi Desenvolvido Uns Dos Primeiros Notebooks?

Hoje não se encontra aparelhos com a mesma medida e peso que os primeiros notebooks apresentavam. Um dos primeiros aparelhos a serem desenvolvidos pesava cerca de doze quilos, e na época do seu lançamento vendeu cerca de 10 mil exemplares.

Os Notebooks Podem Queimar Sua Pele

Por não ter aquele grande gabinete, diferentemente dos computadores usuais, os notebooks armazenam na parte inferior toda sua parte mais robusta. Com isso ao utilizar os notebooks, os Coolers do aparelho (mini ventiladores que estão instalados dentro dos dispositivos) previnem o aquecimento do notebook. Existem alguns acessórios disponíveis no mercado que são capazes de ajudar mais ainda nessa hora. São suportes que você pode acomodar no seu colo, e que não permitem contato direto do dispositivo com sua perna, evitando o aquecimento, facilitando a ventilação e prevenindo possíveis queimaduras. Sim, é possível que o seu aparelho cause queimaduras no seu corpo. Geralmente não são percebidas no momento, e sim algum tempo depois, quando apresenta uma vermelhidão no local e certa ardência. Não é recomendado utilizar os notebooks sobre as pernas, por tapar a saída de ar, e ventilação do seu aparelho.

Se você gosta de coisas ecológicas aqui vai uma informação curiosa; algumas empresas apostaram na concepção de aparelhos totalmente ecológicos, e existem alguns deles disponíveis para compra no Brasil.

Um dos primeiros notebooks desenvolvidos foram utilizados para ajudar em missões da NASA (National Aeronautics and Space Administration). Um desses dispositivos se chamava GRID. Seu preço não era considerado acessível, chegando a custar oito mil dólares, isso convertendo em reais nos dias de hoje daria cerca de 32 mil reais; o preço de um carro popular. Apenas o GRID foi considerado internacionalmente o primeiro notebook, apesar de algumas empresas atestarem que seus dispositivos foram lançados antes do GRID. Seu principal comprador foi o governo americano, por conta do seu alto preço o público comum não tinha condições de adquiri-lo. Ele foi o primeiro notebook a fazer parte da equipe da NASA, e os auxiliou em diversas missões.

Você Diz Laptop Ou Notebook?

Hoje em dia não existe diferenças entre esses dois aparelhos. Mas cerca de 20 anos atrás, os Laptops eram considerados mais compactos quando comprados aos notebooks, que eram mais robustos e pesados. Usualmente se você disser ao chegar em uma loja hoje que precisa de um laptop o vendedor te levara ao aparelho que é também considerado notebook.

Você Sabe Porque Seu Notebook Faz Barulho?

Por toda a sua parte de hardware ser na parte de baixo do dispositivo, quando você está usando-o para uma atividade mais pesada, que acaba exigindo mais do seu aparelho como rodar um jogo, as vezes é possível escutar ruídos que saem de dentro do seu aparelho. Isso porque os coolers, que são mini ventiladores instalados dentro do aparelho estão trabalhando mais rápido, para dar conta do que você está trabalhando no seu aparelho. Caso após o final do seu jogo, ou de outra atividade que você esteja realizando no seu notebook ainda continuar fazendo barulho você pode procurar o responsável ou acionar a garantia.

Geralmente água e aparelhos elétricos não são uma combinação muito especial. Mas as chances de um acidente com seu depósito acontecer devem ser sempre consideradas, como chuva e respingos. Pensando nisso algumas marcas desenvolveram aparelhos a prova de água. Isso não significa que você deve mergulhar seu dispositivo na água, mas é uma boa garantia para possíveis acidentes.

Caso seu notebook seja a prova de água e mesmo assim após respingos ele apresentar defeitos, você deve acionar a garantia do seu aparelho.

Os notebooks continuam sendo a melhor opção para determinados trabalhos, mesmo com tantas possibilidades de Smartphones desenvolvidos com alta tecnologia. Engenheiros, arquitetos e pessoas que trabalham com produção de vídeos para internet preferem muitas vezes o uso do notebook por toda a sua qualidade e possibilidade de realizar tarefas mais pesadas com maior eficiência quando comparados aos celulares.

Os Notebooks Podem Ser Levados Como Bagagem De Mão Em Viagens De Avião

Você não precisa passar o seu tempo de voo entediado ou desesperado quando a bateria do seu smartphone acabar. É permitido levar seu aparelho com você na viagem, e é até bem mais seguro, por não precisar passar por risco de desvio de bagagem, ou até mesmo quebra do aparelho, durante a viagem.

Os Ultrabooks são aparelhos mais potentes, e da mesma família dos notebooks convencionais, geralmente eles são desenvolvidos com o intuito de jogos e rodar programas pesados, por isso tem um preço mais elevado, quando comparado a outros aparelhos.

Recentemente uns dos aplicativos mais utilizados como meio de comunicação do mundo deu mais um passo e avançou para a área dos notebooks, antes ficavam apenas nos celulares. Você consegue agora utilizar seu WhatsApp por meio do computador portátil. A função se chama WhatsApp Web e o tutorial de come executar no seu aparelho é encontrado no site da companhia.

Mesmo com notebooks caríssimos disponíveis no mercado, chegando a valores que podem ultrapassar fácil a casa dos quarenta mil reais. Geralmente são voltados para pessoas que necessitam de um desempenho maior de seus dispositivos. Fique tranquilo, você não precisa gastar tudo isso para ter um aparelho de ponta. Hoje no mercado é possível achar aparelhos com ótima qualidade por preços bem mais acessíveis. Os notebooks com toda a sua praticidade é uma opção melhor para quem procura facilidade ao longo do dia a dia, seja para estudos, diversão, trabalho ou passatempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.