O Que é Som Espacial no Windows?

Quem usa fones de ouvido em sistema operacional Windows precisa conhecer a atualização chamada de Windows Sonic ou Som Espacial que oferece áudio mais imersivo e uma experiência mais completa. Essa novidade surgiu com a atualização Windows 10 Fall Creators com o objetivo de melhorar a qualidade do som emitida pelos fones de ouvido no PC.

Entendendo o Que é Som Espacial Windows

Trata-se de um emulador de som surround que utiliza um software para criar a sensação de imersão no áudio. Essa ferramenta também tornou possível que o Windows 10 use o sistema surround virtual 7.1. De forma prática o que se tem é a sensação de que o som de um vídeo vem de todas as direções, a forma como ouvimos na vida real. Essa função vem desativada no computador, porém, ativá-la é bastante simples em diferentes tipos de fones, com fios ou Bluetooth.

Tutorial de Como Ativar a Função Dolby Surround (Som Espacial)

  1. Passo – No menu iniciar do Windows clique em “Gerenciar dispositivos de áudio”.
  2. Passo – Em seguida conecte o fone de ouvido ao PC e então selecione o dispositivo que está sendo usado naquele momento. Tendo identificado e selecionado o aparelho correto clique na opção “Propriedades”.
  3. Passo – Uma janela será aberta e nela haverá uma aba “Som Espacial”, ao clicar sobre essa aba aparecerá uma lista de opções dentre as quais você deverá selecionar “Windows Sonic para fones de ouvido”.
  4. Passo – Verifique se a opção “Ativar sistema surround virtual 7.1” está marcada, isso é fundamental. Estando marcada basta dar o “Ok”.


Dica – Após ter feito isso você poderá desabilitar o som espacial quando desejar de forma bem simples. Para desabilitar você deverá encontrar o ícone de áudio que está situado na barra inferior do Windows e então clicar sobre ela com o botão direito do mouse. Clique na opção “Som Espacial” e então em “Desativar” para que a mesma seja desligada. É possível reativar essa função sempre que desejar.

Por Que o Som Espacial é Interessante?

Se você ainda não testou o Som Espacial e está se perguntando porque essa atualização chamou tanta atenção vamos explicar um pouco do que muda na sua experiência com o seu PC. Para quem joga no PC essa função é sensacional, pois oferece uma sensação de imersão mais real no que está acontecendo no game. Com o som sendo emitido de todas as direções se tem a impressão de que o que está acontecendo no jogo é real.

Se você não é muito fã de games, mas adora assistir filmes e séries com os seus fones de ouvido conectados vai adorar também essa função que potencializa a qualidade do som. Ouça com clareza todos os pequenos ruídos presentes em cena passando a se sentir dentro da história com os seus personagens favoritos.

Claro que quem gosta de assistir clipes e ouvir músicas no PC também tem muito a ganhar com o Som Espacial. Os fones de ouvido sempre ofereçam uma bem-vinda privacidade, mas não permitiam uma sensação imersiva completa por suas limitações técnicas, algo que pode ser superado pelo Som Espacial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.