Tudo Sobre Sistemas Operacionais

Os computadores estão, a cada dia que passa,  tornando-se objetos indispensáveis na nossa vida. Quem tem um computador, seja um tradicional de mesa ou portátil, sabem o que é um sistema operacional. Normalmente quando compramos um computador ele já vem com o sistema operacional instalado. O sistema operacional mais conhecido e usado no mundo é o Windows, mas, também são muito conhecidos, o Linux, e o OS.

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais

Um aparelho de computador portátil sem um sistema operacional se torna um objeto inútil. Hoje em dia já foram criados sistemas operacionais, para serem utilizados em pequenos computadores como os celulares. Muita gente não sabe, mas um sistema operacional de um celular moderno, é mais poderoso do que de um computador da década de noventa.
Isso é uma coisa natural, pois quanto mais tempo se passa mais a tecnologia se torna capaz de fazer muitas coisas que no passado não dava nem para imaginar. Outra curiosidade dos sistemas operacionais é o fato de serem constituídos por códigos portáteis e não de circuitos físicos permanentes, isso quer dizer que eles podem ser mudados sem que precise descartar todo o dispositivo.

Logo Windows 7

Logo Windows 7

Uma coisa muito importante a ser falada é que nem todos os computadores precisam de um sistema operacional, um exemplo dessa afirmação, é o computador que controla o forno microondas, pois o forno executa um conjunto bem específico de tarefas, por isso, as suas informações são muito simples e seu hardware também é bem simples e nunca é mudado, por isso, um sistema operacional é desnecessário.

O QUE FAZ UM SISTEMA OPERACIONAL?

De maneira bem simples, os sistemas operacionais, executam duas tarefas: A primeira é gerenciar todos os recursos de hardware e software do computador. Um exemplo são os computadores de mesa, que tem como recursos a memória, o processador e o disco rígido. A segunda tarefa é proporcionar uma maneira consistente para lidar com o hardware, sem precisar conhecer todos os seus detalhes.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Existem quatro tipos de sistemas operacionais, que são básicos e realizam as mais variadas tarefas. são eles:
Sistema operacional multiusuário- Ele permite que vários usuários, manipulem ao mesmo tempo todos os recursos do computador;
Sistema operacional monousuário, multitarefa- É o sistema mais utilizado por laptops e computadores de mesa.

Linux Ubuntu

Linux Ubuntu

Eles permitem que apenas um usuário utilize vários programas ao mesmo tempo, esse é o caso do Windows;
Sistema operacional monousuário, monotarefa- Esse sistema foi criado para uma única pessoa realizar uma tarefa de cada vez;
Sistema operacional de tempo real- Usado para controlar instrumentos científicos, máquinas, e sistemas utilizados pelas indústrias.

CONCLUSÃO

Os sistemas operacionais são a alma de um computador, pois eles facilitam a realização das tarefas que são grande importancia no  nosso dia-a-dia, seja pessoal ou profissional.  Por mais que seja complicado entender as funções dos sistemas operacionais, nós só precisamos saber que eles tornam os computadores indispensáveis para quem os possui .

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ele me ajudou a entender algumas coisas , mas poderia melhorar

    nayra 4 de julho de 2013 22:03
  • eu conseguir entender um pouco sobre o sistema operacional

    Thayná s2 1 de dezembro de 2013 21:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.