Fim do Windows 2000 e Vida longa ao Windows XP

A Microsoft anunciou essa semana o fim do suporte ao Windows 2000, a quarta versão do sistema operacional mais usado no mundo. Ao mesmo passo, o Windows XP pode receber um período de sobrevida até 2020, segundo a empresa norte-americana.

O sistema mais usado pelas empresas

Fim do Windows 2000 e Vida longa ao Windows XP

Fim do Windows 2000 e Vida longa ao Windows XP

Recentes números anunciados pela Microsoft sobre o uso de seu novo sistema operacional no planeta, segundo os quais 89% das empresas norte-americanas têm planos concretos de migrar seus computadores para o Windows 7, mostram que o mundo empresarial vê com bons olhos a atualização.

No entanto, nessa mesma pesquisa, descobriu-se que três em cada quatro computadores de empresas ainda usam o sistema operacional lançado em 2001, o Windows XP.
Segundo números oficiais da Microsoft, foram vendidas mais de 150 milhões de licenças do Windows 7 em todo o planeta.

Esse número, porém, não pode ser visto como uma garantia de que há mais de 150 milhões de máquinas com o Windows 7 instalado, uma vez que a licença do Windows 7 pode ser usada para o chamado downgrade.

O downgrade é a única forma de se instalar legalmente o Windows XP atualmente. Através desse sistema, o usuário final compra uma licença do sistema operacional mais atual, mas instala em seu lugar o Windows XP usando aquela licença. Para esse tipo de instalação deve-se optar pelo Windows XP com Service Pack 3 instalado, pois é o único que ainda conta com o suporte da empresa.

Vida longa ao Windows XP

Microsoft

Microsoft

A Microsoft anunciou ainda que manterá o suporte ao Windows XP oficialmente até 2014, apenas para o service Pack 3. O direito a downgrade será mantido até 2020. Essa é a primeira vez que a empresa prolonga tanto a vida de um sistema operacional.
O upgrade para uma nova versão do sistema é também sempre bem-vindo pela empresa. O Windows XP, e também o Windows Vista, podem ser atualizados diretamente para o Windows 7 em alguns casos.

Esse tipo de atualização tem a vantagem de manter seus programas e configurações exatamente como estavam antes da migração de sistema, o que não ocorre no caso de uma formatação. A grande desvantagem é o tempo levado para a instalação do novo sistema, que pode levar várias horas.

Vou ficar sem suporte?

Versão

Versão

Os computadores usando o Windows 2000 deixarão em sua totalidade de contar com o suporte técnico e atualizações da Microsoft para correção de erros e falhas de segurança. No caso do Windows XP, os usuários que têm instalados em sua máquina a primeira versão do sistema, ou Service Packs 1 e 2 terão o suporte finalizado. A única maneira de continuar recebendo as atualizações é através da instalação do Service Pack 3.

Se você mantém as atualizações automáticas do Windows Update, não precisa se preocupar com a versão instalada no seu computador. No entanto se ainda houver dúvidas, ou as atualizações não estão ativadas, então você vai querer conferir a sua versão atual. Isso pode ser feito de forma simples, clique com o botão direito em “Meu Computador” e seleciona “Propriedades”, na janela que será aberta confira qual a versão do seu Windows.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • agora é fim do windows xp
    e vida longa para windows 7

    vinicius 11 de novembro de 2011 23:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.