Os Tipos de Sistemas Operacionais

Existem vários. Windows, Ubuntu, MAC OS, Linux, Unix. Hoje em dia existem tantas opções no mercado quando se trata de sistemas operacionais, que se torna difícil decidir entre tantos qual será aquele que melhor gerenciará seu microcomputador. E como se não bastasse, as diversas opiniões são tão divergentes e servem apenas para confundir mais.

Varios

É conhecido que cada sistema operacional serve melhor em cada computador e pra cada fim o mesmo se destina. Dependendo do que a máquina será usada, um ou outro é mias apropriado. O que poucos sabem é sobre os diversos tipos de sistemas operacionais, que se diferenciam da maneira nas quais esses executam seus trabalhos.

Os Sistemas ao Longo do Tempo

Quem achou que os primeiros computadores já contavam com Windows, enganou-se. Inicialmente, o usuário não contava om uma interface gráfica, tampouco interativa.

Tudo funcionava através das linhas de comando. Isso quer dizer que o usuário apenas tinha a vez de digitar comandos pré-definidos no teclado, para que esses fossem interpretados e executados; algo parecido com a programação.

Esse tipo de sistema foi batizado de CUI (Command-line User Interface, ou interface linha de comando), e anos depois foram substituídos pelos chamados TUI (Text User Interface, ou interface de texto). Esse já contava com uma interface gráfica e mais interativa, mais ainda não suportava figuras excetos caracteres especiais.

Evolução

Os sistemas que vemos hoje são os GUI (Graphic User Interface, interface gráfica). São os que possuem uma interface interativa através do mouse, e tem a capacidade de reproduzir e utilizar imagens na comunicação sistema-usuário.

O Jeito de Trabalhar

O que diferencia tantos sistemas operacionais ao longo do tempo são suas maneiras de trabalhar e executar funções. São estilos que evoluíram devido as novas tecnologias e que tonam o computador cada vez mais eficiente.

• Monotarefas: Também chamados de monoprogramáveis, esse era o tipo dos sistemas operacionais antigos. São aqueles que não conseguem realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo. Se uma pessoa digita um texto, não pode fazer um cálculo. Era necessário cessar um aplicativo/tarefa para que outro pudesse ser iniciado.
• Multitarefas: Ou multiprogramáveis, é a evolução dos monotarefas. Podem rodar quantas aplicações o usuário quiser, sem nenhum prejuízo ou risco, podendo alternar entre as tarefas de modo rápido e eficiente.
• Multiusuário: Nesses sistemas, é possível que vários usuários utilizem as funções do mesmo computador. É importante ressaltar, esses são diferentes dos programas que suportem diversos usuários quando conectados em rede.
• Monousuário: Apenas uma pessoa pode usufruir do computador quando ele é regido por esse tipo de sistema. É bastante comum.
• Sistemas de tempo real/compartilhado: Esses tipos são diretamente opostos um ao outro. Enquanto o primeiro (tempo real) permite a execução de tarefas em um tempo determinado, sendo que se este ultrapasse o prazo não haja riscos danosos, o segundo pede que o limite de tempo seja respeitado ou pode ocorrer danos irreparáveis. Normalmente são usados em controles de processos e em aplicações de uso comercial.
• Sistemas multiprocessadores: Sistemas que contam com dois ou mais CPUs (processadores) trabalhando em conjunto, de modo que possam ser executadas diversas tarefas diferentes ao mesmo tempo, e até mesmo que uma tarefa seja dividida entre os processadores compartilhados a fim de torna-la mais rápida.

Qual Deles Escolher?

Isso, como citado acima, isso depende muito dos trabalhos que serão realizados no computador. Comercial, pessoal, ou administrativo. È necessário analisar cuidadosamente e observar aquele sistema que lhe é mais confortável e eficiente em sua proposta de uso.

Escolhas

O importante é estar sempre atento para as novidades que surgem diariamente no mercado, pois o sistema operacional perfeito para você pode surgir quando você menos espera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.