Sistemas Operacionais Livres: O Que São? Quais São?

A informática é parte da nossa vida cotidiana e embora o uso do Sistema Operacional Windows seja bastante difundido também contamos muitas opções de Sistemas Operacionais Livres. Para quem não entende muito do assunto, mas deseja conhecer essa alternativa livre preparamos um texto explicativo.

Sistema Operacional Livre

Sistema Operacional Livre

Sistema Operacional

Antes de falarmos sobre as alternativas livres é importante compreender o que é o sistema operacional de uma máquina. Podemos definir esse conceito como sendo um conjunto de programas que servem para inicializar o hardware do computador. Trata-se do grande software que é responsável por te fornecer as ferramentas para digitar textos, jogar ou realizar qualquer outra atividade no seu computador. Em geral, um sistema operacional conta com um conjunto de programas:

  • Alguns programas servem para inicializar o hardware do computador.
  • Outros fornecem rotinas básicas para ter controle sobre os dispositivos da máquina.
  • Outros contribuem para o gerenciamento, escalonamento e também para a interação de tarefas.
  • Também mantém a integridade do sistema.

Nesse universo da informática, encontramos muitos sistemas operacionais cuja complexidade varia muito. Dependendo da função para que a máquina será usada tem um sistema que funciona melhor do que outro. Por isso mesmo existem muitas pessoas que utilizam os sistemas livres e se sentem satisfeitos com eles. Obviamente alguns dos sistemas livres apresentam muitas limitações quando comparados com os sistemas pagos como o Windows.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que São Sistemas Operacionais Livres?

Esses sistemas são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux. Basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sempre problemas. Muitos acreditam que os computadores já vêm da loja com o Windows, mas na verdade quando você compra a sua máquina pode escolher se compra ou não o sistema operacional junto. Dessa forma você paga pelo sistema operacional também na hora da compra. Com o sistema livre você não terá esse gasto, mas preciso ter bem claro que ele não será exatamente como um sistema pago. Além disso, é um pouco complicado conseguir compatibilidade entre os programas de sistemas livres e Windows, por exemplo. Essa falta de compatibilidade é proposital em grande parte dos casos para evitar que os usuários migrem para os sistemas livres.

Quais São Os Sistemas Operacionais Livres?

Agora que você já sabe o que é para que serve o sistema operacional de um computador chegou o momento de conhecer as alternativas de sistemas livres. Leia com atenção e quem sabe encontre uma boa alternativa para a sua máquina.

Linux

No ano de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão do Sistema Operacional Livre Linux. O que torna esse sistema um dos mais populares é fato de ele ser distribuído através da licença GPL (General Public Licence (Licença Pública Geral)). Isso quer dizer que diversos desenvolvedores podem aperfeiçoar o sistema Linux de forma livre. Esse é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo e se você não deseja ou mesmo não tem como pagar por um sistema tradicional, pode ser uma boa alternativa. Os programas se parecem bastante com o sistema Windows embora ainda apresentem problemas de compatibilidade. Confira uma demonstração do uso do sistema Linus no vídeo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4JYokZ4rv-0#!

Quais São Os Sistemas Operacionais Livres?

Quais São Os Sistemas Operacionais Livres?

FreeBSD

Esse é um sistema desenvolvido pela Universidade de Berkeley e teve o seu lançamento oficial no ano de 1993. O FreeBSD é distribuído sob a licença BSD. Esse tipo de licença permite que esse software seja distribuído e incorporado a produtos proprietários. O significado da sigla BSD é Berkeley Software Distribution. O seu slogan é o Poder de Servir. Confira uma demonstração do sistema operacional FreeBSD nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cPTtBTBhzcE

OpenSolaris

Esse sistema operacional livre é um projeto criado pela empresa Sun Microsystems. O início do projeto se deu no ano de 2004 e o código fonte do sistema foi sendo aberto aos poucos. A distribuição acontece sob a licença GNU GPL e CDDL. A licença CDDL (Common Development and Distribution License) é uma licença de código aberto que a partir desse código permite que sejam criados trabalhos maiores e até mesmo comerciais. A inspiração dessa licença é na Mozilla Public License (MPL). Uma curiosidade a respeito do OpenSolaris é que ainda existem códigos que não foram abertos e alguns dos seus softwares são distribuídos apenas em código binário. Confira uma demonstração do OpenSolaris nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0CjyQ5u0RVw

FreeDOS

No ano de 1994, Jim Hall anunciou a criação do FreeDOS. Este anúncio aconteceu quase na mesma época em que a Microsoft anunciou o fim da assistência ao MS-DOS. O objetivo central desse sistema operacional livre é ajudar o usuário a rodar jogos ou programas que foram desenvolvidos para o S.O e são compatíveis com o DOS. Um sistema completamente inspirado no MS-DOS e que já foi chamado de PD-DOS.

FreeDOS

FreeDOS

Haiku (OpenBeOS)

Talvez você conheça o Haiku pelo seu nome mais antigo: OpenBeOS. Trata-se de um projeto que tem foco em reconstruir o SO BeOS. A motivação para a criação do Haiku foi a compra da Be Incorporated pela Palm e consequentemente encerramento do desenvolvimento do BeOS. O começo do projeto Haiku foi no ano de 1991. O grande idealizador desse projeto foi Michael Phipps. Esse sistema é distribuído sob a licença MIT. Essa licença também pode ser conhecida como Licença X ou Licença X11 e se parece bastante com a BDS. A diferença básica entre as duas licenças está no fato de que a BDS proíbe o uso promocional do nome do autor. Confira uma demonstração do uso do Haiku nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=WBq56Ovx38I

Escolhendo o Seu Sistema Operacional Livre

Um sistema operacional livre tornou o computador um bem mais acessível para muitas pessoas, pois diminuiu consideravelmente o valor final da máquina. Assim se você deseja ter o seu computador em casa mas não quer gastar muito para isso, a dica é pensar sobre o fato de escolher um sistema livre. Agora que você já conhece algumas das opções principais pode fazer uma escolha de forma mais segura. Assista aos vídeos de demonstração do uso desses sistemas operacionais para escolher um que atenda as suas necessidades como usuário.

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

  1. Muito importante esta matéria, gosto muito de sistemas operacionais livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>