Tratamento de Informação

Como vivem as grandes companhias

Tratamento de Informação

Tratamento de Informação

Vivemos em um mundo globalizado que interage holisticamente entre si através de informações e cruzamentos de dados específicos a todo instante. Uma das formas mais importantes para que haja esse engajamento de informações entre os polos hoje é a computação e a internet. Dentro de um computador ou de um sistema existem inúmeras formas de realizar o tratamento de informações ou processamento de dados. Mas o que afinal consiste esse processo? O que é tratamento da informação? Significa colher um conjunto de dados e transformá-los em uma linguagem compatível com a compreensão. Em suma seria processar os dados colhidos e apresentá-los como algo passível de entendimento.

Como funciona na prática?

Sistema

Sistema

A seguir entenderemos as diferenças entre as situações para então compreender a alma de uma atividade corporativa. Os processos conhecidos como informacionais variam entre superficiais, profundos, com dados históricos ou correntes, internamente ou terceirizado, podendo variar entre operacional ou gerencial, múltiplas periodicidades e exclusivos ao público interno de uma organização.

As corporações têm um sistema de processos internos onde um depende do outro para que futuramente gerem resultados e relatórios. Dentro dessas veias correlatas é importante analisar a relação entre as informações e o que isso vai gerar de consequências dentro do processo, a essa transformação entre coleta e conclusão é que se faz o tratamento da informação.

No campo operacional o tratamento acontece no planejamento e controle dos processos de comercialização como pedidos, compras, estoques, produção, faturamento, etc. Já no âmbito administrativo, é onde as informações são documentadas como nos setores contábil, fiscal, patrimônio, orçamento, administração de pessoal, etc. E por último o tratamento da informação no departamento gerencial que consiste na consolidação das informações de interesse gerencial como indicadores de desempenho e resultados.

Qual a ligação dos processos com a Tecnologia da Informação?

Informática

Informática

Dentro de uma empresa, todas essas ações são possíveis em sua maioria com o auxílio da informática, que faz o recolhimento das necessidades, do know how, do core business da corporação e transforma isso através da tecnologia em situações passíveis de concretização. Em termos mais objetivos vamos dar um exemplo no caso de uma empresa que trabalha com a venda de um determinado produto: A corporação já tem o cliente, tem o produto, tem o contrato.

O tratamento da informação seria o processo de colher a informação de o que foi vendido, para quem, documentar isso em contrato e em seguida produzir um relatório de venda. Claro que existem diversos outros microprocessos dentro deste exemplo macro, porém em suma o que a tecnologia deve fazer é produzir uma forma segura de tratar todos os dados para transformá-los em algo compreensível. Desta forma a globalização é possível e as empresas conseguem interagir não apenas internamente como também entre outras empresas e organizações que dependem diretamente desses processos, com isso é possível o crescimento econômico do planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.