Empresas Multinacionais

Recebe o nome de multinacional as empresas que possuem sedes em diferentes países, sendo essa inclusive a diferença com as companhias internacionais. Atuar em diversos países não faz de uma organização multinacional, é necessário que ela tenha sede em outra nação. Nos últimos tempos o termo multinacional está sendo substituído por transnacional.

O Que São Empresas Multinacionais?

As empresas multinacionais são companhias cujas atividades econômicas são desenvolvidas em mais de dois países. Basicamente essas organizações são proprietárias de instalações e recursos produtivos em mais de uma nação. Trata-se de uma forma de transferir e duplicar as práticas organizacionais de um país para outro.

Do ponto de vista jurídico as companhias multinacionais são aquelas que atuam de acordo com uma mesma direção ou controle acionário. É importante salientar que a empresa está sujeita a leis de mais de uma nação.

Historicamente as companhias transnacionais tem sua origem no início do século 16. Nesse período nações como Holanda e Inglaterra, estavam realizando sua expansão imperialista precisando desenvolver braços para as suas principais empresas.

Porém, o conceito atual de organização transnacional foi pensado no começo do século 19 devido ao fortalecimento do capitalismo industrial. A possiblidade de atuar com o máximo de resultado em mais de um país somente se concretizou com o advento de meios tecnológicos de transporte e automação. Após as duas grandes guerras do século passado as empresas norte-americanas passaram a ter mais presença no mercado internacional.

Empresas Multinacionais

Empresas Multinacionais

Capital Internacional

A partir da década de 1950 houve maior difusão do uso de capital norte-americano, europeu e japonês para a abertura e ampliação de empresas. Esse fato encorajou o aumento das fusões e concentração do capital. O fato de ter meios de transporte mais bem desenvolvidos no âmbito marítimo e aéreo também impulsionou o mercado. A tecnologia se desenvolveu de tal modo a permitir a consolidação da globalização, um produto pode ser fabricado num país e comercializado em outro.

No decorrer do século 20 o número de multinacionais cresceu significativamente, houve um salto de 7 mil companhias na década de 1970 para mais de 38 mil no final do século. Boa parte dessas organizações possui sede em países ricos e industrializados detendo o controle de mais de 200 mil filiais em outros países. A ascensão das organizações multinacionais se deu no começo dos anos 1990. Hoje em dia a maior parte das companhias mais bem sucedidas do planeta é multinacional.

Interesse Pelas Multinacionais

Governos de países em desenvolvimento tem a tendência de buscar a maior presença de empresas multinacionais em seu território devido a possibilidade de fazer a economia girar. As transnacionais por sua vez entendem que podem expandir significativamente o seu mercado consumidor bem como encontrar condições mais baratas de produção em países em desenvolvimento.

Conflitos Entre Multinacionais e Governos

Embora os governos de países em desenvolvimento tenham interesse em atrair cada vez mais multinacionais não se pode negar que existem alguns conflitos no estabelecimento desse relacionamento. O primeiro deles diz respeito à remessa de lucros para a matriz com sede em outra nação. Outro ponto relevante diz respeito a exploração dos recursos naturais do país em que a produção é realizada.

Empresas Multinacionais Pelo Mundo

Empresas Multinacionais Pelo Mundo

As transnacionais tem conhecimento suficiente do globo para chegar a um ponto de estabelecimento de barganha com os governos para escolher o local em que irão produzir. Em muitos países as grandes corporações multinacionais acabam ganhando muito mais vantagens do que os pequenos negócios.

Busca Por Uma Conduta Ética

Nos anos 1970 houve uma tentativa de orientar a atuação das multinacionais no sentido de assumir uma conduta mais ética em relação aos países em que se instalam. A iniciativa da Organização das Nações Unidas acabou não se efetivando devido ao intenso lobi corporativo realizado pelas transnacionais ao redor do mundo. Na década de 1990 esse conjunto de regras acabou sendo substituído pela responsabilidade social corporativa (RSC) e pelo Pacto Global.

OCDE

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em 1976, emitiu a Declaração da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico sobre Investimento Internacional e Empresas Multinacionais que é composta por diretrizes pensadas para o comportamento das companhias multinacionais. O Brasil aderiu ao documento em 1997 reafirmando esse compromisso em junho de 2000.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.