Tecnologia da Informação nas Empresas

A tecnologia sempre foi um dos grandes motrizes da população. Isso é dito sem um pingo de dúvida: desde muito cedo, os seres humanos buscaram fazer com que o seu trabalho fosse ficando cada vez mais facilitado, seja em questões práticas, como a criação de ferramentas para a facilitação da caça, bem como, também, para questões mais profundas, como a invenção da roda que propiciou a criação de nada mais nada menos do que os veículos, artifícios que são utilizados até hoje pela humanidade.

Muita gente, erroneamente, acha que a tecnologia só surgiu nos últimos tempos. Mas é aí que ela se engana: como dito acima, a partir do momento que o ser humano percebeu que uma pedra afiada tinha o poder de rasgar a pele de animis mortos e ele passou a adaptar o seu uso para o dia a dia, pode-se dizer com toda a certeza que ele criou uma tecnologia.

A mesma situação com a roda: quando ela foi criada, coincidiu com a necessidade do ser humano de fazer com que ele pudesse carregar grandes objetos de um lado para outro de uma maneira mais facilitada. Ele enxergou nos troncos roliços de madeira a oportunidade perfeita para tal. E hoje, a roda evoluída pode mostrar muito bem a importância dela para os dias de hoje.

Mas, quando se fala em  tecnologia também se lembra muito das questões eletrônicas e informáticas. E isso não está nenhum pouco errado, já que elas estão praticamente interligadas: com a chegada da internet, a tendência foi de adaptar todos os eletrônicos possíveis para que pudessem ficar conectados a essa nova rede. Não é nenhum exagero: nos anos 1990, a internet era relegada somente aos computadores de mesa. Hoje, até as nossas geladeiras podem se conectar à internet. Bacana, não é mesmo? Pois é.

O nosso artigo de hoje estará voltado, basicamente, às possibilidades que a tecnologia de informação pode trazer para a nossa vida, tanto no pessoal quanto no profissional. Vamos lá?

A Tecnologia De Informação (o TI): O Que é?

Em uma tradução mais direta, a tecnologia de informação nada mais é do que o conjunto de todas as atividades e soluções de teor computacional que podem armazenar, transmitir, acessar, e ter segurança com as informações por esse meio disponibilizados. Ou seja, nos dias de hoje, que a computação está praticamente impenetrada em nossa vida, não é muito difícil que nossas informações também estejam armazenadas por lá.

Por informações, queremos dizer dados pessoais, que podem estar presentes em cadastros bancários, de instituições estatais, nas nossas redes sociais, enfim. Em uma forma mais direta, o TI é uma presença garantida em finanças, sendo que esse setor está cada vez mais utilizando essa ferramenta como uma possibilidade de aumentar os seus negócios. Em outras áreas ela também é bastante requisitada, como o design e a propaganda. Podemos fazer um indicativo de como a propaganda só teve a ganhar com a tecnologia de informação: as pessoas decidiram levar para as redes sociais as suas emoções vividas regularmente.

As Redes Sociais

Com isso, fica fácil fazer com que as pessoas tenham experiências mais próximas da realidade enquanto estão na frente de uma tela. Os memes, que são imagens, GIFs ou vídeos engraçados que viralizam na internet passaram a ser um alvo das propagandas, cujas empresas passaram a utilizar essa linguagem para poder vender os seus produtos. Estima-se que isso seja só o começo e que, daqui para a frente, aquela empresa que não souber diferentes linguagens para falar com o seu público, está fadada ao fracasso.

Só que, apesar desse papel fundamental do TI na vida profissional das pessoas, não podemos nos esquecer que ele tem uma missão ainda mais profunda para se fazer: estamos falando das enormes responsabilidades que a área de TI enfrenta com a possibilidade de ter um colapso de informações a qualquer momento. Calma, isso não significa falta de tecnologia. Muito pelo contrário.

Estamos falando de um período da humanidade onde as tecnologias estão cada vez mais em evolução constante. Pode ser que uma tecnologia criada hoje já esteva obsoleta daqui há um mês (ou até menos, dependendo). E, como a tecnologia muda a todo instante, nada mais natural do que os acessos e armazenamento de informações também seguirem esses preceitos e acabarem mudando, também. Por conta disso, o TI está sempre encarregado de andar junto com essas possíveis mudanças, fazendo tudo o que for possível para que o colapso não chegue e a informação possa ser armazenada e acessada com êxito por quem quer que seja.

O TI Nas Empresas

Pode não parecer, mas o TI opera um grande milagre quando se fala em acesso e armazenamento de informações. Com a tecnologia disponível até agora,  foi possível com que as pessoas tivessem acesso cada vez mais fácil às informações, e não somente as pessoas: as empresas de mídia começaram a ver seus produtos serem mais facilitados, diminuindo, por exemplo, o preço dos jornais e ajudando a formar redes televisivas a âmbito global. Isso é apenas uma amostra do poder que a TI pode exercer em nossas vidas.

A Divisão Dos TI’s

Em uma empresa de grande porte, por exemplo, o TI tem uma vital importância para que as operações da empresa possam transcorrer da melhor forma possível. Isso se dá por conta da possibilidade de fazer diversos tipos de coisas com esses processos. Para facilitar ainda mais o acesso a essa tecnologia, o TI pode ser dividido em dois segmentos, para que eles possam se interligar posteriormente, mas sem atrapalhar o trabalho do outro caso algum dos sistemas não suporte:

O TI estratégico, que está relacionado com as decisões da alta cúpula da empresa, traçando métodos para que as informações possam ser obtidas e enviadas de uma maneira eficiente a fim de manter a discrição e a funcionalidade de todas as outras áreas da companhia e o TI operacional e administrativo, que está mais ligada com os casos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para a operação da companhia, bem como, também, interligações com o TI estratégico para poder desenvolver táticas que sejam importantes ao setor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.