Tecnologia em Segurança do Trabalho

Nos últimos anos, aumentou a preocupação das empresas brasileiras em diminuir os riscos dos acidentes de trabalhos, com o objetivo de preservar a saúde de seus funcionários, além de deixar o ambiente laborativo mais saudável.

Foi necessário uma mudança da atitudes, pois o problema era preocupante. O Brasil estava em primeiro lugar no ranking mundial no número de acidentes de trabalho durante a década de 70.

tecnologia em seguranca do trabalho-1

Tecnologia em Segurança do Trabalho

Essa posição baixou para o oitavo lugar em 2008, de acordo com informações divulgadas pela Organização Internacional do Trabalho, a OIT.

Para atender as novas legislações em vigor, as empresas brasileiras passaram a adotar a prevenção como forma de evitar os acidentes de trabalho, fazendo o profissional formado no curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho ser bastante valorizado no mercado de trabalho.

No estado de Sergipe, por exemplo, ocorre a expansão de setores, como os de mineração, construção civil, industrial, gás e petróleo. Esses setores aumentaram a área de atuação do profissional habilitado em tecnologia da Segurança no Trabalho, fazendo com que sejam absorvidos com facilidade no mercado de trabalho.

Esses profissionais podem atuar nos campos de segurança e saúde em empresas privadas e públicas, em qualquer atividade econômica.

Quem tem interesse de atuar como tecnólogo em Segurança no Trabalho deve ter um perfil empreendedor e humanista, facilidade de trabalhar em equipe, zelar pelo interesse social e ter a capacidade de resolver problemas.

tecnologia em seguranca do trabalho-2

Cursos

Além disso, o tecnólogo deve ter uma visão destinada a promover o desenvolvimento sustentável, dar ênfase na prevenção dos acidentes e melhoria das condições de trabalho oferecidas, com o objetivo de preservar a segurança e saúde dos trabalhadores.

Ele deverá possuir uma visão direcionada à promoção do desenvolvimento sustentável, privilegiando a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho, preservando a saúde e a segurança do trabalhador.
O curso de tecnólogo em Segurança do Trabalho assegura ao currículo do profissional as seguintes habilidades e competências:

Controle de perdas nos serviços, produtos e processos, pois o tecnólogo identifica, determina e analisa os motivos das perdas, além de estabelecer planos de ações de correção e prevenção;

tecnologia em seguranca do trabalho-3

Trabalho

Faz o desenvolvimento, testes e supervisão de processos, sistemas e métodos de prevenção;
Gerencia atividades que visam a segurança do meio ambiente e do trabalho;

Planeja atividades e empreendimentos produtivos, além de coordenar treinamentos, equipes, e atividades laborativas.
O curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho tem a duração de três anos (ou três semestres), com uma carga horária de 2.500 horas, em média (incluindo as matérias e estágio optativos).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.